Segundo faraó da 20ª Dinastia. Nascido em Tebas em 1217 a. C. Filho do faraó Setnakht com a rainha Tiy-merenese. Esposas: Tiye e Ise Ta-Hemdjert. Filhos: Ramsés IV, Ramsés VI, Ramsés VIII.
Seu reinado é marcado por uma conspiração arquitetada por uma de suas esposas em comunhão com as concubinas do faraó, a chamada "Conspiração do Harém".
Seu reinado é marcado por uma conspiração arquitetada por uma de suas esposas em comunhão com as concubinas do faraó, a chamada "Conspiração do Harém".
Ramsés III fora vítima de conspirações das próprias concubinas de seu harém juntamente com suas esposas com o intuito de tirá-lo do poder. Tal fato é considerado uma das passagens mais terríveis que o Egito que já teve.
Ramsés III tinha duas esposas legítimas e uma delas (Tiye) queria que seu filho (Pentawer) assumisse o trono em detrimento do outro filho de Ramsés III com sua outra esposa (Ise). Dessa forma em sua ganância e ambição, Tiye planeja a morte de seu esposo.
Nesse momento o Egito estava marcado por tumultos tanto internos quanto externos. Ramsés III lutava para administrar tudo porém tudo parecia ruir, fome assolava o país. Trabalhadores passavam fome e o pagamento do salário fora suspenso. A situação era tensa marcada pelo ódio, miséria, fome e greve dos trabalhadores. A primeira, por sinal, que acontecera.
Ramsés torna-se impopular. Neste momento uma de suas esposas, a rainha Tiye, aproveita para convocar 30 pessoas e as concubinas de Ramsés III para um ataque contra o Faraó. O plano fora enfraquecê-lo primeiramente com magia o tornando vulnerável para logo após acontecer uma revolta armada contra ele dentro do seu próprio templo. Aparentemente o povo não se envolveu no complô como fora esperado pelas mulheres e Ramsés III é morto por vários assassinos com vários golpes. Houve uma luta. Seu dedão foi arrancado por golpes de machado (e fora reconstruído pelos embalsamadores). Ramsés III também foi degolado. Um assassino o atacou pela frente com um machado ou espada. Ao mesmo tempo que outro o ataca com uma faca ou adaga pelas costas.
Seu corpo foi redescoberto em 1881 em Deir El Bahari, no Vale dos Reis. Havia uma outra múmia enterrada no local próximo ao corpo de Ramsés III, provavelmente seria de Pentawer e recebeu a alcunha de "A múmia que grita" no Brasil. Pentawer ficara decepcionado por não poder assumir o trono e há evidências que tentara se enforcar já que seu pescoço tinha marcas profundas.
(Pentawer)
(Pentawer)
(Pentawer)
(fonte YOUTUBE <https://youtu.be/pQ19Pgd8PJE> acesso em 11.2017)
Nenhum comentário:
Postar um comentário