Translate

interesse por civilizações antigas

Minha foto
Estudante de civilizações antigas, em especial o Egito e sua arte

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Constelação de Sírius

Representa o Khu. Espírito universal. Criador de tudo o que existe no mundo. Essência da água.
Sirius emite 23 vezes mais luz do que o Sol e é 1,8 vezes maior que ele.
Mas comparada com Rigel da constelação de Orion, é pequena.
Era venerada no Antigo Egito. Era representada pela deusa Sothis ou Isis Sothis e pelo deus Thot. 
Sotis é a deusa que encarna o astro que anuncia a inundação anual do Nilo (e portanto o ano novo egípcio), sendo chamada de "Brilhante do Ano Novo". Esta cheia coincide com o auge do verão no hemistério norte e até hoje quando o tempo está quente demais usamos a expressão "que dia quente do cão" pois na antiga Roma os cachorros eram sacrificados em nome dela.


Sirius faz parte da Constelação de Canis Mayor e faz par com a Constelação Canis Minor.
Os dois cães servem o caçador celeste Orion.


Templos da deusa Hathor foram erguidos com orientaçao para a estrela Sirius.
Acreditava-se que Sirius detinha o destino do planeta. É para lá que a alma dos faraós e sacerdotes íam após a morte para receber instruções e ganhar conhecimento.

Os egípcios relacionavam Sírius com Anúbis. A estrela é no céu o Olho de Anúbis. Anúbis é relacionado também com o Tempo. E sua denominação de Kuon (que em grego significa cão) representa algo como criação: o tempo engendra todas as coisas a partir de si próprio. 


(Ísis com a estrela Sirius sobre a cabeça, precedida por Orion. Atrás de Ísis estão representados Júpiter, Saturno e Marte. Todos estão numa barca que desce do Oriente para o Ocidente. Ísis retira seu poder de Orion ).

O templo de Hator em Dendera foi direcionada para o nascer de Sírius.



"O fato é que basta examinarmos determinados pergaminhos egípcios mencionados por Rossellini para descobrimos Mercúrio - uma réplica de sírio no nosso sistema solar" (H.P.Blavatsky)

A estrela Sirius ou deusa Sopdit aparece no oriente logo antes do nascer do Sol. A estrela passou a ser a denominação da deusa. O dia que a estrela nasce passou a ser o primeiro dia do ano.




A constelação de Sírius, relacionada com Ísis, está relacionada com a construção da pirâmide de Quéops, mais precisamente com a construção da câmara da rainha.



Disponível em: < http://br.bing.com/images/search?q=estrela+s%C3%ADrio&view=detail&id=2B726FE2C3922712F91B28FD80E620055B9A70CD&first=1> Acesso em: 22.Jan.2012

Disponível em: <http://br.bing.com/images/search? =estrela+s%C3%ADrio&view=detail&id=2B726FE2C3922712F91B28FD80E620055B9A70CD&first=1> Acesso em: 22.Jan.2012

Acesso em: 18.Nov.2011

Bacaro, Gilberto. Kabballah Egípcia. Editora Ísis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário