Translate

interesse por civilizações antigas

Minha foto
Estudante de civilizações antigas, em especial o Egito e sua arte

terça-feira, 20 de março de 2018

A Língua Egípcia - Parte 1

Existem 6 famílias de línguas afro-asiáticas. Uma delas deu origem ao egípcio, a língua nativa do Egito. São elas:
  • el-líbico-beréber (Saara, Siwa)
  • el cushítico (Sudão, Somália)
  • el chádico (lago Chad)
  • el omótico (Etiópia)
  • el semítico (atualmente falada em toda África Árabe, acádio, assirio, babilônio, fenício, hebreu, aramaico, árabe)
  • el egípcio (língua nativa do Egito, extinguido desde o século XVII d.C.). A língua egípcia copta litúrgica não foi extinta.
O Egípcio é a  primeira documentação escrita de uma língua afro-asiática. Data de 5300 a.C. e é a documentação escrita mais prolongada da Humanidade, sendo objeto de estudo da Linguística.

A língua egípcia: O Egípcio, passou por 2 fases. E cada uma delas com 3 etapas diferentes. Abordemos a 1ª fase com três etapas:
  • A primeira etapa da língua compreende o período de 2700 a 2200 a.C. e é marcada: pelas inscrições monumentais, textos funerários e textos de cargos e títulos. O livro O Texto das Pirâmides resume esta fase.  Consulte o link Textos das Pirâmides e veja o texto.
  • A segunda etapa compreende o período de 2200 a 1350 a.C. é a etapa marcada pela língua de Sinuhé, pelos textos áulicos (aula) e pelos textos de instruções ou de moral (passados de pai para filho). Esta fase refere-se ao 1º período intermediário até o Reino Novo. Era a época de Akhenaton na 18ª Dinastia. As Aventuras de Sinuhé é considerada uma das mais importantes obras de Literatura do Antigo Egito.
  • A terceira etapa compreende o período de 1350 a 400 d.C. E é marcada pelos textos sacros, funerários e áulicos mais elevados. Destaque para o Livro da Saída ao Dia ou O livro dos Mortos. Livro  este que é uma coleção de livros, contendo: a) fórmulas funerárias; b) livros funerários escritos nas tumbas do Vale dos Reis; c) textos litúrgicos e mitológicos da época ptolomáica. Aparece em inscrições nas paredes do templo em Edfu, em decretos sobre estelas, como na Pedra de Rosetta por exemplo. É a coleção de livros mais importante a partir do Reino Novo
O sistema de escrita utilizado são os hieróglifos. É uma escrita pictográfica, 








Nenhum comentário:

Postar um comentário