Translate

interesse por civilizações antigas

Minha foto
Estudante de civilizações antigas, em especial o Egito e sua arte

segunda-feira, 27 de março de 2017

Therion: The Wondrous World of Punt (País de Punt)

Nas paredes do templo Deir-el-Bahari (faraó Hatshepsut) há uma longa sequência de baixos-relevos sobre um país misterioso chamado Punt.
Refere-se a uma terra distante na África situada no sul do Sudão. E até hoje não identificada.
Desta região eram obtidos vários produtos, como o marfim, ouro, mirra, ébano, plumas, animais exóticos e perfumes. Cavalos eram obtidos da Ásia. Vasos preciosos com formas delicadas de Creta.

Abaixo um texto escrito pelo oficial Henenu. Época de Mentuhetep III: "[...] O tesoureiro do rei do Baixo Egito [...] Henenu disse: Meu senhor me mandou ir com grandes barcos a Punt, para trazer-lhe incenso fresco dos grandes governantes do deserto [...] eu saí de Coptos seguindo o caminho ordenado por sua majestade [...] Me coloquei no caminho com um exército de 3000 homens [...] trouxe pedras de qualidade para as estátuas das capelas do deus "



Banda sueca Therion. Música:  The Wondrous World of Punt. Álbum: Sirius B. Ano 2004.

"Inside the land of Punt
Rivers of gold and scented lakes
Beyond the desert dunes
Eye of the sun is hot and carving
Have we been led astray?
Punt is a world of unseen bliss
But can we trust the eyes?"

"Dentro da terra de Punt
rios de ouro e lagos perfumadas
[...]
Punt é um mundo de felicidade invisível
Mas podemos confiar nos olhos ?"

(fonte: Youtube. Disponível em <https:/https://youtu.be/vVj_JYBuILk> acesso em 27.03.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário