Dança folclórica egípcia da cidade de Alexandria.
Significa "lenço enrolado". É utilizado um lenço ou "melea" de aproximadamente 3 metros na cor preta. Podendo estar bordado nas laterais.Tem como importante detalhe o fato de estar sempre enrolado no corpo da dançarina.
Tem como origem o subúrbio de Alexandria e é executada apenas por mulheres.
A roupa utilizada é um vestido, que pode ser curto, e bordado com adornos muito coloridos. No rosto um shador de crochê ou de outro material que contenha quadradinhos. No pé, tamancos. E como comportamento, a dançarina deve esbanjar carisma, irreverência, cantar, entre outras coisas, até masclar chicletes, pode ser um diferencial. Tudo muito descontraído e com muito charme.
A música de Alexandria representa muito bem a mulher da região de Alexandria: alegre, despojada, suburbana.
No Cairo também se dança "Meleah Laff" e a música tocada não precisa ser a de Alexandria desde que muito diferente e alegre.
fonte: Disponível em: <https://youtu.be/kKYnedk47JU> Acesso em: 07.Agosto.2019
fonte: Disponível em: <fonte: Disponível em: <https://youtu.be/kKYnedk47JU> Acesso em: 07.Agosto.2019
fonte: Disponível em : <https://youtu.be/xSKHfbW4WOE>
Meleah Laff é uma moda do início do século XX. Foi criada por Mahmoud Reda, um coreógrafo bailarino que levou para os palcos de dança, o véu enrolado no corpo. Meleah Laff é uma moda, não uma tradição do Egito. Tanto que não foi aceito no Egito como dança típica do país. A dança foi bem aceita no meio artístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário