Translate

interesse por civilizações antigas

Minha foto
Estudante de civilizações antigas, em especial o Egito e sua arte

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Templo II de Ísis, em Dendera

Dendera é o nome de uma pequena cidade e também é o nome do complexo de templos de estilo greco-romano medindo cerca de 40.000 metros quadrados.

O templo principal do complexo é dedicado a deusa Hathor, uma das mais antigas deusas do Egito, a deusa do amor, beleza, música e maternidade. O temática do templo aborda a Ciência, Astronomia, Astrologia e Matemática. No seu terraço as constelações eram contempladas, para dessa forma, dar prosseguimento aos estudos.

Encontra-se bem preservado (é o melhor de todo complexo) e tem um bom motivo: estava coberto de areia, até o século XIX. Foi construído há 5400 a.C. Está localizado ao sul de Abidos e pertencia ao sexto nomo do Alto Egito.

No teto do grande templo há uma importante pintura chamada O Zodíaco de Dendera com  representação das constelações e sua posição nos céus. O Zodíaco fora saqueado por Napoleão Bonaparte e levado a Paris e encontra-se no Museu do Louvre.



fonte: Youtube. disponível em <https://youtu.be/oy5QWM1gfcY>acesso em 03.2018

Nectanebo foi o último faraó nativo da região. Data de 381 a.C. Foi ele que iniciou o templo de Ísis, deusa da magia, fertilidade, natureza e modelo de mãe e esposa. O templo faz parte também deste complexo. O túmulo de Nectanebo, sarcófago e múmia nunca foram encontrados:

(Templo de Ísis em Dendera. Comenta-se que Ísis teria cabelos negros e pele rosada.
Foi neste templo que ocorreu seu nascimento simbólico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário