Rá, o Grande Deus que encarna o Sol |
Representa o poder, a força e a criatividade.
Rá, cuspiu pela primeira vez e o mundo foi criado. E de sua saliva nasceu Xu. Ao cuspir pela segunda vez nasce Tefnut.
Xu e Tefnut afastaram-se de Rá, assim o seu coração se entristeceu. E Rá chorou, e de suas lágrimas brotaram os homens e assim disse: "para que possam viver e multiplicar, eu criarei a terra e o céu, a vegetação e os animais, os pássaros e os peixes".
Rá ordenou: "Criem a terra e céu!". E de Xu e Tefnut nasceram Geb e Nut. Destes nasceram: Osíris, Haroéris (Hórus, o Antigo. Confundido com Hórus filho de Ísis e Osíris), Seth, Ísis e Néftis.
Ao criar o dia e a noite, disse: "Sou Khepri ao amanhecer, Rá ao meio dia e Khnum ao anoitecer".
Rá tomou a forma de um homem e tornou-se o primeiro faraó, mas se entristeceu com os homens pois estes já não mais o temiam. Ao pedir conselhos aos deuses sobre o que fazer com os homens, Rá criou uma filha para os destruir. Seu nome: Sekhmet. Porém passada a ira, mudou seu nome para Hathor com o intuito de torná-la amorosa e doce.
Rá, de dia, atravessa o céu e traz vida para a Terra. À noite vai ao submundo, luta contra os demônios. O faráo ao falecer, junta-se ao deus Rá, participando na luta contra os demônios, e garante dessa forma que o Sol nasça todos os dias cumprindo assim o ciclo de vida do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário