Vejam o que herdamos: Jogos de bolinhas de gude; Cadeiras de quatro pernas; Papel; Carimbo; Jogo de amarelinha; Contos como Cinderela e Simbad, o Marujo; Cerveja; Calendário; Definição das estações do ano; Conceitos de verdade, equilíbrio, justiça, imortalidade da alma, punições para quem não cumprisse o que Deus ordena; Estrutura do Estado, clero e Exército; Astronomia; Festa de aniversário; Dança do ventre; Dízimo (usado há 1500 anos antes de Moisés para que os templos tivessem a sua própria renda e se desvinculasse do faraó).
Comenta-se que o hábito de sepultar os mortos é egípcio e fora assimilado pelos hebreus. Na época da escravidão os egípcios não permitiam que os escravos fossem sepultados em terreno egípcio. Eram então lançados no deserto para que abutres e chacais deles se alimentassem. Era uma forma de desonrá-los e fazê-los desaparecer (em definitivo) sua personalidade.
O senet era um jogo recreativo mas se misturou com o culto funerário. As pessoas sentiam a necessidade de praticá-lo antes de morrer. O jogo foi incorporado no capítulo 17 do Livro dos Mortos.
(senet)
legal!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirOi legal
ResponderExcluir9
Legal né? Olha como fomos bem influenciados pelo Antigo Egito. Nos trouxeram excelentes ideias. Abraços
ResponderExcluir