Translate

interesse por civilizações antigas

Minha foto
Estudante de civilizações antigas, em especial o Egito e sua arte

sábado, 16 de dezembro de 2017

Núbia

A Núbia é a região do deserto do Saara, que situa-se no vale superior do rio Nilo e que hoje em dia pertence ao Sudão.  Sua capital é Cartum.

Aswan é uma cidade da Núbia e fica as margens do Rio Nilo, num local tranquilo, longe da agitação do Cairo. Possui língua própria. Um dialeto chamado 'Núbia'. 

Os núbios são egípcios de tonalidade de pele mais escura que os demais egípcios do país.

A rainha Tiye (século XIV a.C) era núbia. Esposa do faraó Amenhotep III. Exerceu forte influência no governo do Egito mesmo após a morte do marido.

Os núbios formaram um reino próprio, o Reino de Kush. Eram exímios arqueiros. Numa época, o Egito mobilizou seu exército para conquistar Kush e suas minas de ouro. Após a conquista submeteram os núbios a religião e costumes próprios do Egito, porém a administração da Núbia continuou a cargo dos núbios. A Núbia torna-se o vice reino do Egito. A cidade núbia de Napata tornou-se seu centro religioso servindo de culto aos deuses: Ísis, Osíris e Amon.

Liberta do domínio egípcio, a Núbia continuou com relações estreitas com o Egito, principalmente quando o assunto era a defesa do pais. Os aliados núbios eram mais que necessários, principalmente contra o Império Assírio.

Taharqa, o mais poderoso faraó negro, liderou o exército egípcio até Jerusalém para ajudar a cidade contra a invasão assíria.

Os assírios usavam armas de ferro superiores a lanças e espadas de bronze dos soldados egípcios e kushitas. Por este motivo a Assíria por vezes conseguiu vencer alguns embates contra o Egito.

O rei assírio quando tomou a cidade de Menfis deixou a seguinte citação registrada numa estela:

" Sua rainha, seu harém, seu herdeiro, e o resto de seus filhos e filhas, seus bens, seus cavalos, seu gado e suas ovelhas em números incontáveis, eu levei para a Assíria. Arranquei do Egito a raiz de Kush"
(Estela de Esarhaddon, rei da Assíria, 681 a 669 a.C)

Em 660 a.C. terminava a dinastia dos faraós negros. Kush e o Egito seguiram caminhos diferentes. Suas estátuas foram quebradas e enterradas. 

(Meroe é outra importante cidade Núbia, construída após a volta dos faraós negros do Egito) 




Meroe tem 117 pirâmides.
Em 1834 um explorador italiano Giuseppe Ferlini explodiu o topo de todas as pirâmides em busca de ouro.
O reino de Kush sobreviveu por 100 anos a egípcios, gregos e romanos. 

Na Núbia encontra-se uma montanha chamada: Jebel Barkal, considerada a morada do deus Amon. 

fonte: Baseado em Youtube <https://youtu.be/GCbSpRjcbLw> acesso em dez.2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário