Translate

interesse por civilizações antigas

Minha foto
Estudante de civilizações antigas, em especial o Egito e sua arte

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Hórus, filho de Ísis




Hórus ou Horu-sa-Aset, que significa: Filho de Ísis.

Foi confundido com Hórus, o Antigo. Recebeu o nome de Harsiese. Também era chamado de Hórus, o Jovem, para distingui-lo de Hórus, o Antigo.

Na passagem 148 do Texto dos Sarcófagos, ele mesmo se apresenta para uma plêiade de deuses:
Sou Hórus, o grande Falcão sobre os muros daquele cujo nome é oculto. Meu vôo atingiu o horizonte. Passei pelos deuses de Nut. Fui mais longe que os deuses de antanho. Mesmo o pássaro mais velho não poderia igualar o meu primeiro vôo. Removi meu lugar para além dos poderes de Seth, o adversário de meu pai Osíris. Nenhum outro deus poderia fazer o que fiz. Trouxe os caminhos da eternidade para o crepúsculo da manhã. Sou único em meu vôo. Minha fúria está voltada contra o inimigo de meu pai Osíris e colocá-lo-ei sob meus pés sob meu nome de "Manto Vermelho". Nesse ponto alguns dos deuses devem ter protestado e Hórus rebate: O hálito chamejante de vossas bocas não me causará mal. O que poderíeis dizer contra mim não me afetaria, pois sou o Hórus, cujo domínio se estende muito além de deuses ou homens, e também sou Hórus, filho de Ísis.
Andava acompanhado de espíritos Akh: mortos abençoados (que haviam renascido na vida após a morte). Começa então o reino dos mortais após seu reinado.





fonte: baseado em: < http://www.fascinioegito.sh06.com/harsiese.htm > Acesso em: 21.Jun.2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário