quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Templos de Ramsés II, em Abu Simbel

Na Núbia, na fronteira com o Sudão, Ramsés II (faraó da dinastia 19) construiu vários templos. Dois dos mais famosos encontram-se em Abu Simbel (um sítio arqueológico), próximo à segunda catarata do Nilo. Estes dois grandes templos estão escavados na rocha. E foram construídos em homenagem a ele e a sua esposa Nefertari, que ao admirar as construções feitas, veio a falecer.

Nefertari era a esposa favorita, entre as 100 que Ramsés II possuía. O templo foi descoberto por Belzoni em 1971 e estava coberto de areia:

(no interior do grande templo há 8 estátuas de Ramsés II - desenho by Davi Roberts em 1838)


(na fachada do grande templo, Ramsés porta a coroa dupla da unificação do Alto e Baixo Egito, a barba postiça, um colar e um peitoral)

(O maior dos templos possui em sua entrada 4 estátuas de Ramsés, com mais de 20 metros de altura que o retrata em diferentes fases da vida. Nota-se também pequenas estátuas de familiares entre as grandes estátuas: Nefertari, sua mãe Mut-tuy, príncipes Amonhorjepeshef e Riamsese, princesas Bentata, Nebettauy, Senefra, Beketmut e Nerytamun)

O templo maior, como vimos, é dedicado ao faraó Ramsés II e aos deuses: Rá, Ptah e Amon. E o menor à deusa Hathor, personificada por Nefertari. 

No templo menor, dedicado a Nefertari, as dimensões são bem menores e há 6 estátuas de 10 metros cada uma. Está construído a 150 metros do templo maior, onde 4 estátuas são com a imagem de Ramsés II e 2 com a imagem de Nefertari. 

No interior do templo há uma sala quadrada com frases de adoração às deusas Mut, Anubis, Isis, Satis e Hathor.

Todo ano, o sol da manhã brilha por pouquíssimo tempo, através da entrada do templo na câmara interna escura. Fazendo com que três das quatro estátuas de mais de 20 metros de altura fiquem iluminadas. É um fenômeno que ocorre há 33 séculos e apenas em 2 dias do ano: 22 de fevereiro e 22 de outubro. Datas que são celebradas o aniversário de Ramsés e sua ascenção ao trono.



 (Grande templo)

(interior do templo menor)

 (fachada do grande templo)

(fachada do templo menor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário