segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Osíris, deus do submundo

(Osíris)

O deus Osíris é filho mais velho de Geb (deus da Terra) e se tornou o deus do submundo. 

Nasceu no primeiro dia da criação do mundo.

E junto com sua irmã (e esposa) Ísis, governava com justiça. 



Osíris era invejado por seu irmão Seth. Este que o assassinou e esquartejou por ciúmes. Neste mito reside um ensinamento hermético do qual o Todo está contido no Tudo: o aspecto divino está presente em todos os seres. Deus, o Todo reside em cada um de nós. Todos que excluímos de nossa vida é uma parte de Osíris que não conseguiremos encontrar. É uma parte do mistério que não conseguiremos decifrar.



Ísis e Osíris representam a força da luz que impulsiona o homem para a espiritualidade, a harmonia, a força da consciência.

Os nascidos sob a proteção de Osíris, tem como característica possuir emoções e sentimentos muito intensos. E também serem dotados de enorme energia e resistência a adversidades. Por causa da influência de Seth, vivem desconfiados de tudo e todos , o que gera também instabilidades, como ciúmes.

É o Senhor da vida na eternidade.

Em Abidos adotou identidade e oculto de Khentiamentiu (o deus dos mortos e soberano das necrópoles). Amentiu é o reino dos mortos sobre o qual Osíris reinava desde que Seth o assassinara.


Algumas palavras de Osíris: 

"Não fui eu quem inventou a cevada e ensinou os homens a cuidarem dos rebanhos para que oferendas fossem depositadas nos seus lares todos os dias? Não fui eu quem ensinou os homens a cultivarem e tecerem o linho para que pudessem se vestir? (...) O país no qual vivo atualmente está repleto de gênios de rostos ariscos, que não temem ninguém. Se eu deixá-los sair, eles me trarão o coração de todos aqueles que cometem más ações. Não se esquecem que todos os homens e todos os deuses virão descansar um dia em Amentiu, meu reino !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário