Seu reinado foi considerado o mais próspero da 1ª Dinastia, com uma boa administração e trazendo inovações. Data de 3045 a 2995 a.C. Sua mãe foi a rainha Merith-Neith que assumiu o início de seu reinado devido a pouca idade do filho.
O Rei Den teve inúmeros filhos e como esposas: as rainhas Semat, Nakht-Neith e possivelmente Qua-Neith.
Utilizou o título de Rei do Alto e Baixo Egito: Nisuty-Bity. Ao contrário dos anteriores da 1ª Dinastia.
Sua tumba localiza-se bem próximo a cidade de Abidos, em Umm el-Qa'ab. Detalhe para o chão do túmulo, em granito vermelho e preto. Uma inovação para a época. Foram encontrados centenas de corpos enterrados juntos ao rei, com sinal de estrangulamento, realizados como sacrifícios humanos ritualísticos. Esta prática bem comum na época, aparentemente foi substituída com a confecção dos shabits, pequenas estatuetas enterradas junto ao corpo do rei com a intenção de representar um escravo.
Foi durante seu reinado que outra inovação aconteceu, como o estabelecimento de padrões de beleza e corte de cabelo a serem seguidos pelos governantes posteriores e alguns métodos para tratamentos de doenças.
O seu nome foi encontrados em estelas, selos, em Saqqara e Abidos. E fora mencionado no "Livro dos Mortos".
(figura do rei Den encontrada em Abidos)
(mastaba Unm el-Qab do rei Den: com escadas de acesso à câmara funerária do rei e rodeada por 338 tumbas menores destinadas a altos funcionários, aos familiares do rei e para seus escravos, estes que seguiriam servindo ao monarca após sua morte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário