segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Medicina


"No Egito, os homens são mais hábeis em Medicina do que qualquer outro da espécie humana" (Homero, em Odisséia)

"As coisas sagradas devem ser ensinados as pessoas puras, é um sacrilégio se comunicar com pessoas de fora até que tenham iniciado nos mistérios da ciência" (Hipócrates - 460 a 379a.C )





Hipócrates foi iniciado no templo de Thot. Este foi o seu juramento:

"Eu juro, por Apolo, médico, por Asclépio, Higia e Panacea e por todos os deuses e deusas, a quem conclamo como minhas testemunhas, juro cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Imhotep: Doutor, Arquiteto, Alto Sacerdote, Escriba e Vizir do rei Djoser - Verdadeiro pai da Medicina





fonte : Baseado em: <http://www.oshebreus.com.br/estudos/o-verdadeiro-pai-da-medicina.pdf> Acesso em: 29.Nov.2011

Técnica de cura de doenças utilizada há 5000 anos, aplicada também no Egito: A apiterapia (cura através de picadas de abelha)


Acesse também o site do YOUTUBE:
<http://videos.r7.com/r7/service/video/playervideo.html?idMedia=4d593b529dfc1bf61d9a805b&idCategory=77&embedded=true"></iframe>

(Dicas sobre Apiterapia cedidas pela por Dama Antiga):

" Haviam três tipos de terapeutas no Antigo Egito: sacerdotes de Sekhmet (acreditavam que a deusa Sekhmet era a causadora de todas as doenças. Era o castigo que você pagava por não a obedecer), magos (acreditavam que as doenças eram causadas pela influência de maus espíritos e a função dos magos seria a de exorcizá-los) e sunus (sacerdotes que recebiam instrução médica da "Casa da Vida". Os sunus eram auxiliados pelos "uts", primeiros enfermeiros de que se tem notícia. Acreditavam que o homem tem o poder de se autocurar). Os sunus podem manter papéis diferentes ao mesmo tempo, ser um sacerdote de Sekhmet e mago. E ainda ser arquiteto, por exemplo"

Moisés era um príncipe egípcio, iniciado nas artes mágicas no templo de Amon, em Tebas. Era muito letrado, ótimo guerreiro e o único que conseguia ler perfeitamente os hieróglifos. Escreveu as tábuas da lei  e talvez se autodenominou enviado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário