quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Necrópolis de Saqqara (Sacara)

A Planície de Saqqara também chamada como A Cidade dos Mortos é um sítio arqueológico que funcionou como necrópole. Considerado o sítio arqueológico mais importante do Egito. Está localizada a 32 km ao sul do Cairo.

Há sepultura de gente comum porém em maior quantidade há tumbas de nobres, funcionários do rei, sacerdotes e de toda a elite.

É também a necrópole dos animais sagrados. Haviam túneis com milhares de animais mumificados como touros, vacas, íbis, falcões, babuínos, gatos e cachorros. 


Quanto aos deuses da região, a trilogia de deuses: Ptah - Sokar - Osíris era a trindade que habitava a planície.

Sobre as pirâmides do local, a que mais chama a atenção e é considerada a mais importante, é a do faraó Djoser, a primeira pirâmide construída, que teve como construtor, o grande Imhotep.

Há outras pirâmides no local como a do faraó Teti (1º rei da 6ª Dinastia) cuja tumba é a maior da necrópole, contando com 32 salas.





(complexo funerário do faraó Netjerkhet da 1ª Dinastia, contém muros lisos e com portas falsas)

(estes são os muros que cercavam o complexo funerário)

Saqqara foi o primeiro lugar no Egito utilizado para a conexão com outras dimensões devido a forte energia do local. E os egípcios souberam a utilizar, retendo-a e amplificando-a

No equinócio eram realizadas iniciações, cerimônias, para retenção de energia do local visando amplificar o campo mental, aura, poderes internos dos sacerdotes. O vizir Imhotep teve um importante papel neste assunto.

Somente em Saqqara foram encontradas imagens com olhos de cristal. Nunca mais tal arte foi repetida no Egito.



Vídeo com a primeira construção feita em pedra no mundo. Por volta de 2667 a.C. em Saqqara. Arquitetado por Imhotep, as paredes são de pedras lisas e nos corredores há colunas que imitam a forma de papiros:


fonte: Youtube. Disponível em <https://youtu.be/TslVuv-JK10>acesso em 02.2018



fonte: Youtube. Disponível em <https://youtu.be/Ske3FjSZOuE>acesso em 03.2018


































Nenhum comentário:

Postar um comentário