sábado, 6 de maio de 2017

Rio Nilo

Em todo o ano, o Nilo deixa grande parte do país debaixo d'água, mais precisamente durante os quatro meses do verão.

No Antigo Egito os templos ficavam inundados de modo a só se ver o topo dos portais.

O Egito sustenta uma próspera comunidade graças à inundação do Nilo. A irrigação beneficia apenas uma parte de terra cultivável.

O historiador Heródoto disse que o "Egito é um dom do Nilo", especialmente por causa do Delta, Baixo Egito. Se não existisse o Nilo, o Egito seria todo um deserto.

É um rio que mede 6852 km de comprimento. O maior do mundo. Em segundo lugar está o rio Amazonas com 6400 km.

Abrange desde os lagos da África Central até as altas montanhas da Etiópia. Do Lago Vitória (na Uganda) sai o Nilo Branco e do Lago Tana (na Etiópia) sai o Nilo Azul. Percorre quatro países: Uganda, Etiópia, Sudão e Egito, desaguando no Mar Mediterrâneo.

O Lago Vitória é o maior da África e é considerado a maior queda do rio Nilo. Em Uganda, no Nilo Branco, há vilas miseráveis que alimentam um dos maiores negócios da África, a exportação de peixes. O local é considerado o berço do vírus HIV. A prostituição no local é incentivada. Em Uganda há a Floresta Zika, onde encontrou-se o vírus Zika, e curiosamente a população parece ser imune ao vírus. A devastação que ocorreu no Brasil  devido ao vírus serviu de alerta para Uganda.

A 1ª catarata do rio Nilo encontra-se na região de Assuã. A 2ª catarata fica a altura da região de Abu Simbel. Na 6ª catarata encontra-se o principal afluente do Nilo, o rio Atbara. Entre a 1ª e a 2ª catarata encontra-se o lago Nasser, um lago artificial, que expande artificialmente o Nilo. 

O Alto Egito estende-se de Elefantina até o delta do Nilo e o Baixo Egito, estende-se do delta do Nilo até o Mar Mediterrâneo.

No mapa mundi, o Baixo Egito encontra-se na parte Norte (ou seja, acima). E o Alto Egito encontra-se na região Sul do mapa. 

O deus Hapi, é considerado o deus do Nilo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário