segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Seth, deus do caos

Seth é o deus do caos e também irmão de Osíris. Junto a sua irmã e esposa Néftis representam a força da escuridão que impulsiona o homem a busca da materialidade, prazeres sensoriais, a densidade da inconsciência.

Ele não é simplesmente o oposto da ordem. Sem o caos, a ordem não pode existir. Sem Seth, Hórus (ordem) seria irrelevante.

Seth significa atirar e também: ejacular (renascer em outra vida e para isso é necessária a relação sexual).

Perturbador do cosmos. Deus dos desertos. Guerreiro poderoso. Deus da cólera e das tempestades. Força da escuridão que detém o homem. Paixões animais. Comenta-se que dilacerou o flanco materno para sair.
Nasceu no terceiro dia da criação do mundo.
Seth que se tornara rei no lugar de Osíris, foi caçar nos pântanos do Delta. Quando se reparou com o corpo do irmão, ficou louco de raiva e o despedaçou. Retalhando-o em catorze pedaços que lançou para o céu para que se espalhassem por todo o país e ninguém mais conseguisse reuni-los. O sexo foi engolido por um peixe chamado oxirrinco.
Rá pergunta a Seth: "Por que você se opõe a ser julgado e tenta apoderar-se do que pertence a Hórus?" Seth responde: "Tranquilize-se senhor Mestre do Universo. Mande chamar Hórus, filho de Ísis e Osíris, e dêem-lhe o trono de seu pai"
Rá : "Quanto a Seth, ele morará comigo, ficará ao meu lado como um filho e será como um trovão: ele gritará e fará tremer meus inimigos".

Os demônios vermelhos de Seth são criados para proteger a Pirâmide Vermelha.


(Oxirrinco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário