sábado, 7 de janeiro de 2017

Influência do Egito no mundo de hoje

Vejam o que herdamos: Jogos de bolinhas de gude; Cadeiras de quatro pernas; Papel; Carimbo; Jogo de amarelinha; Contos como Cinderela e Simbad, o Marujo; Cerveja; Calendário; Definição das estações do ano; Conceitos de verdade, equilíbrio, justiça, imortalidade da alma, punições para quem não cumprisse o que Deus ordena; Estrutura do Estado, clero e Exército; Astronomia; Festa de aniversário; Dança do ventre; Dízimo (usado há 1500 anos antes de Moisés para que os templos tivessem a sua própria renda e se desvinculasse do faraó).


Comenta-se que o hábito de sepultar os mortos é egípcio e fora assimilado pelos hebreus. Na época da escravidão os egípcios não permitiam que os escravos fossem sepultados em terreno egípcio. Eram então lançados no deserto para que abutres e chacais deles se alimentassem. Era uma forma de desonrá-los e fazê-los desaparecer (em definitivo) sua personalidade.

O senet era um jogo recreativo mas se misturou com o culto funerário. As pessoas sentiam a necessidade de praticá-lo antes de morrer. O jogo foi incorporado no capítulo 17 do Livro dos Mortos. 

 (senet)





4 comentários: