domingo, 17 de fevereiro de 2019

Anúbis, guia dos mortos

Deus Anúbis, o deus chakal. O seu nome tem o seguinte significado: "aquele que está sobre as montanhas". O animal chakal caminha atrás de terras cultivadas, portanto, é um excelente guia. E essa qualidade é o que os sacerdotes com cabeça de chakal precisam ter.

Anúbis é um deus muito antigo, que guia os mortos a caminho do submundo, muito antes de Osíris ter se transformado em um deus importante. É filho ilegítimo de Osíris com Néftis, que por sua vez era esposa do infértil Seth.

Ao ajudar Ísis a mumificar Osíris, Anúbis também se tornou o "santo" benfeitor dos embalsamadores.

Anúbis era associado a Maat, a deusa da justiça. Os egípcios acreditavam que quando você morresse, viajaria pelo Corredor dos Mortos. Anúbis, por sua vez, pesaria o seu coração contra a pluma de Maat, estabilizando a balança primeiro para garantir exatidão. Se o seu coração pesasse mais do que a pluma, ele seria devorado por um cahorro demônio.

Anúbis saudava o morto e o ajudava. No sentido de garantir que o julgamento fosse justo.

Temido pela severidade e frieza do seu juízo.

Quem nasce sob sua regência tem muita vontade, inteligência e paciência. O sucesso na vida pode demorar a chegar, porque Anúbis é o senhor do tempo e retarda as conquistas. São fiéis, possuem uma grande ambição e orgulho, o que os torna muita vezes egocêntricos e quase nunca modestos.

A cor preta que Anúbis possui é a cor da resina sagrada que era utilizada para embalsamar e indicava a crença na sobrevivência da alma.

Manobra um disco de prata (que representa a Lua) durante a noite. E modela uma pedra de ouro que toma a forma do sol, iluminando os justos.



(Museu do Cairo)

Anúbis nos trouxe o conhecimento sobre o Karma e ensinou que não devemos trazer peso no coração. Apenas o amor é capaz de preencher o coração. Evite o peso das coisas ruins perdoando e amando sempre pois o que terá mais valor no final é o interior do seu coração ...

(Justificado: esta palavra indica que o morto passou com sucesso nas provas que lhe permitem entrar no reino dos mortos) 

(Máscara encontrada em escavações)


(tumba do faraó Seti I, em Abidos)

(Este exemplar único de uma máscara do deus Anúbis possui oitenta quilos. Pode ser que seja uma amostra para se fazer uma máscara mais leve)

(Tumba de Sennedjem - 19ª Dinastia)


(Durante o período Greco-romano ele tornou-se Hermanubis - mescla entre o deus grego Hermes e Anúbis)


(Alexandria. Sobek e Anúbis - a direita)



"O homem é um animal da terra, assim como os cães. E são estes que vivem mais próximos ao homem. Representam a liberdade dos instintos (liberdade de morder, de satisfazer seus desejos sexuais) e também valores como lealdade e amizade. 
Devemos ser capazes de saber lidar com aquilo que os cães representam. Cães ferozes simbolizam os os impulsos agressivos e destrutivos. Se não conseguirmos dominá-los, eles poderão nos destruir."

Fonte: BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Paz e Terra, 2007

"Se um cão fosse seu professor, você aprenderia coisas como: * Quando teus entes queridos chegarem em casa, sempre corra para cumprimentá-los. * Nunca deixe passar uma oportunidade de ir passear. * Permita que a experiência do ar fresco e do vento no seu rosto seja de puro êxtase. * Tire cochilos. * Alongue-se antes de se levantar. * Corra, salte e brinque diariamente. * Melhore a sua atenção e deixe as pessoas te tocarem. * Evite "morder" quando apenas um "rosnado" seria suficiente. * Em um clima muito quente, beba muita água e deite-se na sombra de uma árvore frondosa. * Quando você estiver feliz, dance movendo todo o seu corpo. * Delicie-se com a simples alegria de uma longa caminhada. * Seja fiel. * Nunca pretenda ser algo que não é. * Se o que você quer, está "enterrado"... cave até encontrar. E nunca se esqueça: " Quando alguém tiver num mal dia, fique em silêncio, sente-se próximo e suavemente faça-o sentir que vc está ali.."
(fonte desconhecida...)

 
(fonte: Youtube. Disponível em <https://youtu.be/eCjJrCEOXUk>acesso em 04.2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário